O Amor de Deus
Nos últimos anos, ouvimos falar muito sobre o amor incondicional de Deus — uma discussão muito útil e necessária.
Entretanto, muitas pessoas concluíram em seu subconsciente que uma vez que Deus as ama, Ele também está satisfeito com elas. Isso simplesmente não é verdade.
Creio que todos nós desejamos agradar a Deus, do mesmo modo que as crianças em geral desejam agradar seus pais. Mas, então, o que significa agradar a Deus?
Você pode orar assim:
“Pai, quero agradar-Te da melhor maneira que um homem pode agradar-Te!”
Esta oração coincide com o que o apóstolo Paulo escreveu a cada crente:
“É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis” (2 Coríntios 5:9).
A palavra chave é “agradáveis”. Como somos “agradáveis” a Deus? E como Ele reage quando lhe agradamos? Não podemos fazer nada para fazer com que Deus nos ame mais do que Ele já nos ama, assim como não podemos fazer nada para que Ele nos ame menos. No entanto, somos responsáveis pelo quanto Deus está satisfeito conosco. O prazer Dele em nós baseia-se nas escolhas que fazemos na vida. É por isso que Paulo escreve em termos bem diretos: “Por isso, temos o propósito de lhe agradar” (2 Coríntios 5:9, NVI).
Vamos examinar as palavras de Paulo atentamente. A palavra propósito significa simplesmente “objetivo”. O objetivo da nossa vida como filhos de Deus deve ser deixar o nosso Papai entusiasmado!
A palavra agradar vem da palavra grega euarestos. A Concordância de Strong define essa palavra precisamente como ela é traduzida: “muito agradável”. A palavra que Paulo usa não significa apenas agradar, mas agradar muito.
Agradar Muito. A “média” não deve ser o nosso alvo ao darmos prazer a Deus. Devemos ser apaixonados na nossa busca por sermos agradáveis a Ele.
Vamos examinar a declaração de Paulo na versão A Mensagem:
“Agradar a Deus alegremente é o principal, e é isto que temos o objetivo de fazer, independentemente da nossa situação”.
Gosto da palavra principal. Esta deve ser a motivação que conduz a vida de cada um de nós. Nada mais deve ter proeminência sobre este propósito. Se vivermos com este objetivo supremo como nosso padrão de vida, duas coisas ocorrerão: alegria abundante e realização completa.
Os objetivos de Deus para a sua vida
Como isto se aplica ao nosso relacionamento com nosso Pai celestial? Deus estabeleceu alvos para cada uma de nossas vidas; Ele as registrou em um livro antes do princípio dos tempos. Davi escreveu:
“Tu me viste antes que eu nascesse. Todos os dias da minha vida foram registrados no Teu livro. Cada momento foi estabelecido antes que um único dia passasse” (Salmo 139:16, NLT).
Isto é fenomenal! Você sabia que um livro foi escrito sobre você? Não são apenas as pessoas famosas que são retratadas em biografias. A sua história está em um livro também, e o Autor não é outro senão Deus. Ele escreveu esse livro antes que você fosse concebido no ventre de sua mãe. Que pensamento incrível — todos os dias da sua vida foram registrados nesse livro.
E ainda mais avassaladora é a verdade de que não apenas todos os dias, mas todos os momentos estão registrados nele. Deus estabeleceu alvos para você. O apóstolo Paulo também revela como o trabalho que nos estava destinado foi registrado antecipadamente:
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).
Criados para boas obras.
Deus planejou os seus caminhos de antemão, mas observe que Paulo escreve “para que andássemos nelas”. O Espírito Santo não disse através de Paulo “para que desejássemos andar nelas”. Há uma enorme diferença. O livre arbítrio entra em vigor aqui porque cumprir essas funções não é algo automático. Temos de cooperar com o nosso trabalho. Deus estabeleceu os alvos, mas cabe a nós descobrir, através da oração, da leitura da Sua Palavra, e de outros meios espirituais, o que está registrado para as nossas vidas. Então, por Sua graça nós as cumprimos. Por este motivo, Paulo ora:
“Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais” (Colossenses 1:9-10, NTLH).
Conhecer a vontade de Deus para nossa vida nos dá a capacidade de sempre agradar a Ele.
Entretanto, isso não é inevitável. Deus estabeleceu alvos extraordinários para nós, e eles não serão realizados sem oração, fé, e trabalho intenso. Por este motivo, somos chamados “cooperadores” de Deus (1 Coríntios 3:9). Devemos buscar qual é a nossa missão pessoal e ir em direção a ela.
Algumas pessoas não ficam felizes quando falamos sobre os objetivos de Deus. A percepção que elas têm da vida cristã é “aceite-a como ela está e viva o melhor que puder”, em vez de procurarem cumprir os planos específicos de Deus para suas vidas. Elas pensam: Você nasce de novo, frequenta uma igreja, trata as pessoas bem, tem um emprego, se aposenta, morre de algum tipo de doença ou enfermidade, e vai para o céu. Com esta mentalidade, imagine o que essas pessoas, irmãos em Cristo, estão perdendo? Que tristeza, trocar um destino projetado divinamente por uma existência tão mundana!
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29:11).
Deus espera que busquemos e encontremos a Sua vontade para as nossas vidas. Paulo escreve:
“Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).
Outra versão é mais dura:
“Não sejam estúpidos, descubram o que o Senhor quer que vocês façam” (CEV).
Não é maravilhoso saber que Deus não planejou apenas a vida de Billy Graham, Oral Roberts, Abraham Lincoln, Corrie Ten Boom, e outras pessoas famosas? Ele planejou a sua vida também — cada dia, cada hora, cada momento — e a escreveu em um livro. A sua vida é única, especial, e de modo algum é um acidente, nem está perdida entre os milhares de detalhes das vidas de outras pessoas “comuns”.
Criados para o Extraordinário
Ninguém é comum ou subalterno. Todos nós fomos criados para um caminho exclusivo que é extraordinário. É na profundidade do nosso íntimo que agradamos a Deus acima de tudo, e, também é no íntimo do nosso ser que começa a vida extraordinária.
É simples assim. Você pode ler uma enorme quantidade de livros cristãos, ouvir inúmeras mensagens em CD ou DVD, frequentar todos os cultos das igrejas de sua região, reunir-se com frequência com os crentes, e até participar de campanhas evangelísticas. Mas, se não temer a Deus de verdade e estiver mais focado na sua própria reputação, você se afastará Dele. Por este motivo, a Palavra nos diz:
“ O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmo 111:10).
E novamente:
“ A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmo 25:14).
Nos hoje somos uma geração muito informada acerca de Deus. Informada. Essa geração tem muita informação sobre Deus. Ela conhece o que a Bíblia diz sobre Deus
Em Gênesis Deus é assim…
Em Êxodo Deus é assim…
Apesar disso, ainda existem muitas e muitas pessoas que não tem intimidade com Deus. Elas não têm, nem tiveram experiências com Deus. Estão cheias de informação, mas nunca sentiram o gosto maravilhoso de uma experiência com Deus.
Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Salmos 34:8(NVI)
Provar o Senhor!
O Senhor não revelará a Si mesmo ou a Sua verdadeira sabedoria àqueles a quem falta o santo temor. Ele precisa ter a proeminência na vida de uma pessoa. Não apenas em forma de palavras, mas em uma decisão que tem profundas raízes no coração: “Minha vida não pertence a mim; ela pertence ao meu Senhor, Jesus Cristo”.
No que diz respeito a agradar a Deus, a grande questão é:
“Podemos fazer isso?” Será que temos o que é preciso para fazê-lo sorrir? Será que nós, que vivemos em um mundo imperfeito, podemos agradar a um Deus perfeito?
E quanto ao nosso Pai celestial? Podemos realmente agradar Alguém que não tem falhas? Ouça o apóstolo Pedro:
“Temos tudo que precisamos para viver uma vida que agrada a Deus. Tudo nos foi dado pelo próprio poder de Deus” (2 Pedro 1:3, CEV).
Eis a nossa resposta — temos tudo que é necessário para viver uma vida que agrada ao nosso Pai celestial. Portanto, desde o começo, estabeleça isto em seu coração e nunca deixe que este conhecimento se perca. Deus foi Aquele que falou estas palavras através de Pedro.
A Palavra Dele é verdadeira e imutável. Nunca, em tempo algum, aceite a mentira de que você não tem o que é preciso para agradar a Deus. O fato é que você tem!