Encontrando – mais – satisfação em Deus

0
46

Satisfaça sua curiosidade sobre a Satisfação em Cristo.

Podemos aprender muitas verdades a respeito da satisfação da alma se traçarmos um paralelo entre a alma e o corpo físico.

Como uma pessoa sabe que está com fome? E quando está com sede? O que ela costuma fazer quando sente fome ou sede? Ela busca aquilo que pode satisfazer a sua necessidade.

Ok, eu sei que isso pode parecer um pouco simplificado demais, mas peço que acompanhe o meu raciocínio por um momento.

Conforme você provavelmente respondeu às perguntas acima, se você ignorar suas necessidades físicas por muito tempo, não só se sentirá muito mal, mas também ficará doente. Assim, dado que você tenha uma necessidade, você vai procurar satisfazê-la.

É fácil reconhecer os sinais do corpo, mas a maior sabedoria está em aprender a discernir os sinais de nossa natureza espiritual.

O salmo 63 oferece percepções da alma satisfeita. Veja as descrições que Davi faz a respeito desse assunto:

“A minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água” (v. 1);

“O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão” (v. 3);

“A minha alma ficará satisfeita como quando tem rico banquete” (v. 5).

Mais satisfação

O sintoma mais evidente de uma alma que necessita da satisfação divina é a sensação de vazio por dentro — a noção do “espaço vazio” em algum lugar no fundo da alma; a incapacidade de se sentir satisfeito.

A alma também pode manifestar sintomas físicos de necessidade. Gosto de pensar nisso da seguinte maneira: assim como meu estômago ronca quando estou com fome e preciso de alimento material, meu espírito tende a roncar quando necessito de alimento espiritual. Quando uma balconista do mercado parece muito irritada ou de mau humor, às vezes sorrio e penso: “Aposto que os filhos dela acordaram antes que ela tivesse a oportunidade de ficar a sós com Deus!”.

Posso dizer a você, com toda a certeza, que meu humor fica muito diferente quando não disponho do tempo de que necessito para falar com o Senhor. Minha alma pode ficar roncando com muita intensidade!

E quanto a você? Será que a sua alma faminta também manifesta sintomas físicos, como irritabilidade, ambições egoístas, raiva, pensamentos impuros, inveja, ressentimentos e arroubos de luxúria?

Aqui está uma analogia semelhante. Quando uma alma tem sede da Água Viva (Jo 4), do mesmo modo que minha boca fica seca quando sinto sede física, meu espírito fica ressecado quando tenho necessidade da restauração e da satisfação que só Deus pode oferecer. As passagens bíblicas a seguir dão exemplos de alguns sintomas de uma alma cheia da Água Viva de Deus.

  • Do teu louvor transborda a minha boca, que o tempo todo proclama o teu esplendor. Salmos 71:8
  • A minha língua cantará a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos. Salmos 119:172
  • O Soberano, o Senhor, deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Isaías 50:4

O ponto ao qual quero chegar é muito importante. Podemos presumir, sem medo de errar, que nossa alma está faminta e sedenta de Deus se não tivermos consumido nenhum alimento espiritual por um período muito longo.

Almas acostumadas a ser alimentadas com regularidade estão mais propensas a desenvolver um apetite maior. Em Salmos 63, Davi estava acostumado a contemplar o poder e a glória de Deus. Ele estava de tal maneira familiarizado com o amor do Senhor que o considerava “melhor do que a vida” (v. 3). Por essa razão, sentia falta do refrigério divino quando não dispunha dele.

Acho que temos a mesma tendência. Quanto mais o amor, a Palavra e a presença de Deus nos satisfazem, mais ansiamos por eles. Por outro lado, podemos passar tanto tempo distantes do Senhor que chegamos a ponto de não mais nos sentirmos famintos ou sedentos. Sei, por experiência pessoal, que se você deixar, por algum tempo, de comer e beber o alimento e a água espirituais que Deus oferece sentirá fome e sede da satisfação que ele proporciona, ainda que nem se dê conta disso!

Deus pode satisfazer o anelo de sua alma. Satisfazer suas necessidades mais profundas com Jesus é um benefício do relacionamento glorioso de aliança que temos com Deus em Cristo. Abra a porta; ele está esperando para satisfazer sua alma faminta.

“Todos vós que tendes sede, vinde às águas…”

Não perca mais nenhum artigo!!

Inscreva-se e receba todas as atualizações e novidades!

Seu email jamais será compartilhado