Incredulidade: Obstáculo para se conhecer a Deus

Date:

Share post:

Incredulidade

A incredulidade é o primeiro obstáculo que vamos analisar em nossa busca por estarmos mais dependentes de Deus.

Quando leio a Bíblia, geralmente tenho a impressão que Deus, em sua infinita misericórdia, está querendo nos ensinar basicamente uma coisa: Crer.

É interessante pensar que toda vez que realmente cremos em Deus – crença de verdade, não abstrata, teórica – vencemos dois gigantes que lutam contra nossa vida, melhor dizendo, contra nossa QUALIDADE de vida. Esses gigantes são a incredulidade, por definição, e também a idolatria, que encontra espaço em nosso coração através da incredulidade.

Em breve, vou começar nosso estudo sobre idolatria. Uma coisas horrorosa, mas que habita com muita facilidade em nosso coração. Se você acha exagero de minha parte, pense, então, por que que os dez mandamentos começam logo com um NÃO aos ídolos??

“Não terás outros deuses além de mim”. Êxodo 20:3

Porém, vamos começar a falar sobre INCREDULIDADE a partir de algumas definições.

Um obstáculo é um objeto, coisa, ação ou situação que causa um impedimento, forma uma barreira, cria uma dificuldade, um incômodo ou um transtorno para se alcançar objetivos concretos. Há, portanto, diferentes tipos de obstáculos, que podem ser físicos, econômicos, bio-psico-sócio-culturais, políticos, tecnológicos ou até militares.

Impedimento: Ato de impedir: coerção, bloqueio, coibição, defesa, impedição, interdição, mordaça, objeção, proibição, restrição, tolhimento, vedação, veto.

Pelas definições acima, e seu vários sinônimos, podemos ver que impedimentos, obstáculos são coisas sérias. Eles podem nos atrapalhar na vida. E em nosso contexto, um impedimento pode obstruir nosso caminho para a vida abundante.

Precisamos aprender a descobrir esses impedimentos, precisamos do discernimento do Espírito Santo para sondar nosso coração, descobrir essas barreiras e entregá-las nas mãos do Senhor. Queremos ser livres de tudo que possa nos impedir de uma vida real e significativa com Deus.

Crentes, mas incrédulos. Por quê??

E se dirá: “Aterrem, aterrem, preparem o caminho! Tirem os obstáculos do caminho do meu povo”. Isaías 57:14

Ao longo deste estudo, tentaremos remover vários outros obstáculos entre nós e a prática da liberdade

Queremos cumprir a tarefa descrita em Isaías 57:14. Sim, estamos diante de alguns obstáculos que precisam ser removidos, mas contamos com a aprovação e a bênção do incomparável Rei a nosso favor.

Não temos de ficar imaginando se ele está disposto ou se é capaz de romper as amarras que nos impedem de viver a vida abundante. Lembre-se: é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ele está mais que disposto; ele está pronto

O fato de você estar lendo este artigo agora, demonstra o seu desejo de conhecer o Senhor. Assim, vamos nos concentrar na segunda parte do benefício número 1: Crer em Deus.

Pensando em nossa crença em Deus, fica fácil entender que o grande obstáculo a desfrutarmos desse beneficio é a incredulidade, a opção por não acreditar no Senhor. Simples assim.

Incredulidade? Mas, eu creio…

Entenda uma coisa, não estamos falando sobre acreditar na existência de Deus. Sabemos pela Palavra que os demônios também creêm na existência de Deus e estremecem. Quero que você entenda que estamos falando de um acreditar enraizado em nosso coração que nos faz dependentes, quebrantados diante de Deus. Estamos falando sobre acreditar no único Deus… e EM TUDO O QUE ELE DIZ. Esse é o ponto.

Podemos crer em Deus rapidamente. Quando cremos em Jesus como nosso salvador, instantaneamente recebemos nossa salvação. Aleluia. Mas, podemos passar o resto da nossa vida acreditando em pouca coisa além disso. A nossa eternidade fica assegurada, pela nossa fé – crença – em Jesus como salvador, mas podemos viver aqui na mediocridade, vacilantes, às vezes, miseráveis.

Vamos tentar uma boa definição do que significa “crer em Deus”, e assim teremos uma compreensão adequada no impedimento a esse benefício, ou seja, da incredulidade.

Genesis 15:6 nos diz: ” Abraão creu no Senhor e isso lhe foi creditado como justiça’. Apóstolo Paulo cita o mesmo versículo em Romanos 4:3. Esse versos apresentam uma harmonia no que se refere a crer em Deus, ao conceito de crer em Deus.

Do hebraico, crer, significa, tornar firme, manter a firmeza, persistir, confiar, acreditar.

Como em Genesis 15:6. Também em Romanos 4:3, a palavra em grego – pisteuo – significa ser persuadido a alguma coisa. Pisteuo é derivado de Pistis, que em todo o Novo Testamento é traduzido por fé. Veja a relação, a harmonia de conceitos entre o Antigo e Novo Testamento.

Já podemos vislumbrar a definição de incredulidade. Mas, vamos mergulhar em águas mais profundas.

Em Marcos 9:21-24, o pai de um menino endomoninhado pediu a ajuda de Jesus para libertar o seu filho. O pai do menino disse as palavras abaixo para Jesus. E eu confesso a vocês que essa frase durante muito tempo foi enigmática para mim. Quase um paradoxo.

“Creio. Ajuda-me na minha falta de fé”.

Se a sua cabeça transita na religiosidade, você deve achar bastante estranho, crer e ter falta de fé. Como eu pensava, esse pai deveria estar muito confuso para falar uma coisa tão contraditória assim. Mas, repare que Jesus não o corrige. Porque, na verdade, a sinceridade, desse pai… é a chave de sua vitória; e um conforto para todos nós. Preste bastante atenção!

“Creio” foi a resposta certa. Mas, respostas certas, não podem esconder um coração vacilante. Aquele pai, diante de Cristo, não podia mais esconder a sinceridade do seu coração. E continuou: “Ajuda-me na minha falta de fé”. Ou seja, ajuda-me a vencer a minha incredulidade

No grego, incredulidade é apistos, que significa indigno de confiança, não confiável, algo que não merece credito.

A lição???

Podemos crer na existência de Cristo, aceitando a realidade que Ele é o filho de Deus, receber a salvação eterna; mas mesmo assim, é possivel andarmos inseguros na fé, e deixar de optar por confiar nele no dia-a-dia.

Há uma notícia muito ruim que precisamos dar: é que a falta de fé é debilitante. Os passos adiante com Deus são dados por meio da fé. Portanto, a incredulidade literalmente debilita nossa caminhada espiritual, colocando obstáculos imensos no caminho de uma vida vitoriosa.

**** A incredulidade literalmente debilita nossa caminhada espiritual ***

A boa notícia é que Deus nos ama e que se nos prontificarmos a admitir nossa falta de confiança nele, Ele está mais que disposto a nos ajudar a superar a incredulidade. O pré-requisito vital para tornar real a liberdade em Cristo se chama Fé.

  • Capacidade de crer nas promessas de Deus
  • Capacidade de crer nas habilidades de Deus
  • Capacidade de Concordar com a Palavra de Deus.

As Escrituras, porém, são absolutamente claras ao declarar que Deus sempre deseja a liberdade das pessoas espiritualmente cativas.

A vontade de Deus é que o conheçamos e creiamos nele, que o glorifiquemos e nos satisfaçamos no Senhor, que sintamos a paz e nos deleitemos no Pai celestial. Para que Deus possa contar com a nossa total cooperação nesse processo de libertação, devemos crer que ele deseja e é capaz de fazer isso.

Se você não está lutando com sua fé, tome cuidado para não julgar as outras pessoas espiritualmente mais fracas (Rm 14:1). Alguns cristãos ficaram em cativeiro por tanto tempo, e tentaram tanto a libertação no passado, que quase desistiram de ter esperança no futuro.Se você está encontrando alguma dificuldade para crer que pode viver segundo a liberdade concedida por Cristo, acha que pode fazer o mesmo apelo ao Pai contido em Marcos 9:24? Dedique mais tempo à oração, pedindo ao Senhor que acabe com a sua incredulidade.

Queremos ter uma vida abundante. Como prometido por Jesus em João 10. Podemos ter acesso a essa vida, queremos mergulhar em àguas profundas.

“Vá para onde as águas são mais fundas” (Lucas 5:4)

Por isso, vamos aprofundar nosso estudo indo na raiz dos obstáculos que nos impedem de viver os benefícios que já estudamos.

Não perca mais nenhum artigo!!

Inscreva-se e receba todas as atualizações e novidades!

Seu email jamais será compartilhado

Gutemberg Vieira
Gutemberg Vieirahttps://infinitamentemais.com
Casado com Priscila Reis; pai de 3 lindos filhos. Desejo que este blog cative o seu coração. que ele impulsione sua vida de modo tão poderoso que a escravidão da mediocridade nunca mais seja considerada aceitável em sua vida.
spot_img

Related articles

Ciência: Definições e limitações

A Ciência, suas muitas definições e sua simples limitação. Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a...

Finanças: Bênçãos econômicas e o plano de Deus

Bênçãos econômicas eram uma parte clara do plano de Deus para Israel Nós estamos estudando os Princípios que existem...

O que a Biblia ensina sobre Economia

A economia.... sem economizar. Falar de Economia para muitas pessoas significa falar de dinheiro apenas. Muitas vezes dinheiro sujo,...

Conhecendo e vivendo a Graça que nos foi dada

Conhecendo e vivendo a Graça que nos foi dada O Inimigo de nossas almas faz de tudo para que...