Como Encontrar satisfação em Deus
Uma das maiores dificuldades que temos é encontrar satisfação em Deus. Não tenho medo de dizer isso.
O nosso ser, caído, consegue encontrar satisfação nas coisas mais incríveis, nos mais estranhos lugares. A gente se satisfaz com dinheiro, bens, sexo, diversão, família, amor, amores, cônjuge, filhos, etc. Podemos até ter prazer nessas coisas, mas o problema é que elas muitas vezes – muitas vezes mesmo – tomam o lugar de Deus em nosso coração.
Encontrar satisfação em alguma coisa que não seja Deus é pura idolatria. E nós encontramos!!
- Onde está a sua satisfação?
- No que sua alma se deleita?
Antes da satisfação…a Verdade.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. (Sal 51:6)
A verdade divina não apenas é uma necessidade absoluta em nosso progresso rumo à liberdade completa, como nossa capacidade de ser autênticos também é primordial. A verdade de Deus e nossa autenticidade pode nos conduzir ao destino desejado. E uma das verdades que podemos, infelizmente, discernir em nosso meio é que os cristãos não estão satisfeitos com Jesus.
Calma, calma, isso parece heresia, eu sei. Mas, entenda.
Sei que só Jesus pode nos satisfazer plenamente. Na verdade, ele é o único meio pelo qual qualquer criatura mortal pode encontrar a verdadeira satisfação. No entanto, acredito que uma pessoa pode receber Cristo como seu Salvador, servi-lo durante décadas e encontrá-lo face a face na glória sem jamais sentir satisfação nele.
Muita calma nessa alma.
Quando a Bíblia fala em alma
A Bíblia usa a palavra “alma” de várias maneiras. Uma delas é quando se refere à parte imaterial do ser humano. Quando falo de fome da alma, estou me referindo à nossa necessidade de satisfação espiritual. Será que a sua alma, o seu espírito, o seu interior — seu verdadeiro “eu” — está totalmente satisfeito com Cristo?
Será que a sua alma, o seu espírito, o seu interior — seu verdadeiro “eu” — está totalmente satisfeito com Cristo?
Conforme você medita na resposta a essa pergunta, vamos analisar o significado bíblico de “satisfação” em várias passagens do Antigo Testamento.
Isaías registrou um convite clássico e cheio de poesia por parte de Deus.
“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. (Isaías 55:1,2)
O profeta contrasta a tentativa humana de encontrar satisfação com aquilo que Deus provê. Satisfazer, no hebraico so’bah, significa “estar pleno”, ter o bastante, ter o suficiente. Então, é como se Deus nos falasse, nos perguntasse: Por que vocês trabalham tanto, se esforçam tanto no que não pode satisfazer vocês??
É pra gente pensar!!!
Mais sobre satisfação
Jeremias 31 diz…
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Quando eu os trouxer de volta do cativeiro, o povo de Judá e de suas cidades dirá novamente: ‘O Senhor a abençoe, ó morada justa, ó monte sagrado’. O povo viverá em Judá e em todas as suas cidades, tanto os lavradores como os que conduzem os rebanhos. Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido”. Jeremias 31:23-25
Deus está falando a Israel, que após o cativeiro, restauraria o exausto e saciaria o enfraquecido. Você percebe a relação entre a escravidão e a falta de satisfação em Cristo? Podemos ser conduzidos com facilidade ao cativeiro se procurarmos em outros lugares as respostas às nossas necessidades e aos nossos desejos que só Deus pode fornecer.
Sei bem como é. A gente sente um vazio interior, mas fica procurando fazer um monte de coisa. Até as coisas boas e corretas: vai na igreja, lê a Bíblia, ajuda os outros, etc, etc. Porém, nenhuma dessas atividades, por mais importante e relevante que sejam para nossas vidas, nenhuma delas, absolutamente, podem nos dar a satisfação que se encontra em Cristo. Ponto.
Quero deixar claro esse ponto. Boa parte de nossas atividades são importantes e essenciais. Quem tiraria a leitura bíblica de sua vida em sã consciência? Eu nem estaria escrevendo isso, se não fosse pela Palavra. Mas, não é a leitura da Palavra que me leva a satisfação.
- Leitura da Bíblia
- Oração
- Jejum
- Boas obras
Penso nessas coisa como uma estrada. Que pode ser uma estrada linda, com bastante verde, ou aquelas estradas que passam pelo litoral e a gente vai se deliciando com a vista, com o cheiro do mar. Eu posso sentir satisfação na estrada, posso gostar muito da caminhada… posso – e devo – sentir satisfação, bem estar em ler a Bíblia; porém, devo entender que ela é um caminho ao coração do Pai, devo deixar a Palavra entrar em meu coração… e ouvir o Espírito Santo me conduzindo na verdade e para a verdade, que é Cristo. Nele e somente nele tenho – ou devo ter – satisfação completa.
E é claro, a estrada pode não ser agradável, pode ser num deserto… são aqueles dias que não tenho a mínima vontade de ler a Bíblia, de orar… não quero nada disso. Mas, posso permitir que essas coisas, essas atividades – chame como você quiser – me levam aos braços do Pai. Nele terei plena satisfação.
A sua vida devocional é imprescindível, mas não é um fim, é um meio.
Alcançando a satisfação
Esse preenchimento que só Jesus pode proporcionar não acompanha automaticamente a nossa salvação. Entenda que há uma enorme diferença entre a salvação do pecado e a satisfação da alma. A salvação garante eternidade à nossa vida; a satisfação da alma garante vida abundante na terra.