A Gloria pertence ao Senhor que é digno de todo louvor (Beneficio #2)

Date:

Share post:

A Gloria pertence ao Senhor que é digno de todo louvor

Quanto mais procuro estudar a glória de Deus, mais me convenço de que é algo quase indefinível.

Vejamos alguns significados da palavra Glória.

  • Honra, fama que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais: o jogador busca conquistar a glória.
  • Excesso de grandeza; beleza, magnificência: o prêmio foi dedicado aos homens de honra e glória.
  • Louvor que se oferece a; homenagem, exaltação: glória a Deus.

Ratifico e dou fé: Quanto mais procuro estudar a glória de Deus, mais me convenço de que é algo quase indefinível.

Vamos estudar algumas palavras que nos ajudam a entender o que é Gloria. Mas, entenda uma coisa: a glória de Deus ultrapassa, e muito, tudo o que podemos compreender. Ela é tudo quanto estamos prestes a conhecer e infinitamente mais.

Ao ler Isaías 43:7, o que você acha que Deus quer dizer quando se refere à própria glória?

todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”. (Isaías 43:7)

O Impacto da Glória de Deus.

Quando a Glória de Deus se revela é impossível seguir com qualquer tipo de rotina.

Como os Serafins na Sala do trono, como Moisés diante da Sarça, como os sacerdote quando entraram no templo… e Glória do Senhor inundou aquele lugar de maneira que eles não conseguiam ficar em pé.

A Glória mata toda religiosidade!!

Perceba que Deus se faz conhecido através de sua Glória. Como esta escrito em alguns salmos:

O salmo 19:1 afirma: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos”.

Salmos 29:9 demonstra o poder da auto revelação do Senhor:

“A voz do Senhor retorce os carvalhos e despe as florestas. E no seu templo todos clamam: ‘Glória!’”

No Antigo testamento, a palavra em hebraico para Gloria é kavodh que significa peso, honra, estima. Esta palavra provém de outro termo, kavedh, que significa “ser reconhecido”, ou “demonstrar poder e grandeza próprios”. Olha que fantástico!!! A glória de Deus é a maneira pela qual o Senhor se faz conhecido ou demonstra como é poderoso.

No Novo testamento temos, como exemplo, de João.

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1:14)

Há vários outra citações no novo testamento como veremos.

A palavra para Glória no Novo Testamento é doxa, e vem do grego. Trata-se da “verdadeira compreensão de Deus ou das coisas. A glória de Deus deve necessariamente traduzir sua es-sência imutável. Dar glória a Deus é atribuir a ele o reconhecimen-to pleno que lhe é devido […] A glória de Deus é o que o próprio Deus é, em essência”. A glória de Deus é a maneira como ele se faz reconhecer.

Creio que ser criado para a glória de Deus pressupõe duas verdades maravilhosas para aqueles que são chamados pelo nome do Senhor

  • Deus quer que o reconheçamos.
  • Deus quer se fazer reconhecer por nosso intermédio

Como o apóstolo Paulo nos diz em Coríntios, devemos fazer tudo para a glória de Deus. Isso porque Deus deseja ser reconhecido através de nós por meio de tudo o que fazemos. Uma vida que glorifica a Deus é uma vida que revela o Senhor.

Essa responsabilidade me deixa intimidado!!!!

Outra parte da definição de Doxa é:

“A glória das coisas criadas, inclusive o ser humano, foi determinada por Deus, embora ainda tenha alcançado a perfeição”.

Essa parte da definição é bem prática, de certa forma, remetendo a nós, seres humanos.

Glorificamos Deus à medida que manifestamos externamente a presença do Cristo vivo em nosso ser interior. Uma vida que glorifica Deus não é algo que se alcança de uma hora para outra. Conforme passamos mais tempo na presença de Deus, a glória do Senhor nos transforma e, ao mesmo tempo, é irradiada por intermédio de nossa vida.

Paulo escreveu o seguinte a respeito dos cristãos:

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2Co 3:18).

Espero que você não tenha deixado de compreender o fato de que “estamos sendo transformados com glória cada vez maior” na imagem de Cristo.

Adoro as palavras empregadas na versão da Almeida revista e atualizada: “… de glória em glória…”! Veja bem, as pessoas que colocam em prática a realidade de sua liberdade em Cristo (cf. Gl 5:1; 2Co 3:17) progridem na vida espiritual “com glória cada vez maior”. Conforme desenvolvem sua maturidade espiritual, fica cada vez mais fácil reconhecer o Espírito de Cristo nelas.

Da mesma maneira, quando não é possível reconhecer Cristo na vida de uma pessoa redimida, é preciso identificar tal escravidão e permitir que Deus trate essa área.

Criados para refletir a Glória

Fomos criados com o propósito de fornecer aos outros um pequeno vislumbre do caráter invisível de Cristo. Se conseguíssemos captar todas as implicações eternas de tal destino, nosso desejo seria fazer tudo quanto nos fosse possível para garantir a remoção de todos os obstáculos. Lembra da definição de doxa relativa aos seres humanos? “A glória das coisas criadas, inclusive o ser humano, foi determinada por Deus”. Agora, reflita mais uma vez nas palavras de Isaías 43:7:

“… todo o que é chamado pelo meu nome […] criei para a minha glória…”

Permita-me fazer uma tentativa de sintetizar esse conceito:

  • Fomos criados para a glória de Deus.
  • Não temos esperança de refletir a glória de Deus se o Espírito de Cristo — que nos garante a salvação — não habitar em nós.
  • Cumprimos aquilo para o que fomos criados quando Deus pode ser reconhecido em nossa vida.
  • Viver uma vida na qual Deus pode ser glorificado e reconhecido é um processo que se desenvolve gradativamente, conforme amadurecemos.

Você pode estar se perguntando de que modo uma pessoa seria capaz de reconhecer se glorifica Deus ou não em sua vida. Gostaria de lhe pedir que refletisse a respeito dos textos bíblicos e das declarações a seguir. Elas me ajudam a determinar se o benefício número 2 é uma realidade em minha vida. Por favor, não desanime se achar que ainda não está vivendo uma vida que glorifica Deus! Ele nunca enfatiza nossas fraquezas ou faltas com o objetivo de nos condenar (cf. Rm 8:1). Deus nos alerta sobre os obstáculos no caminho para nos livrar deles!

Aqui está meu checklist pessoal, com passagens bíblicas e avaliações. Procuro aplicá-lo em minha vida com regularidade:

  1. Quando me dedico a alguma tarefa ou determinado empreendimento, será que minha maior preocupação é glorificar Deus naquilo? (1Co 10:31).
  2. Desejo a glória de Deus ou minha glória pessoal? (Jo 8:50,54).Ao servir os outros, tenho a esperança sincera de que eles vejam Deus refletido em minha vida, de alguma maneira? (1Pe 4:10-11).
  3. Quando enfrento momentos de dificuldade, busco a Deus e tento colaborar com ele de modo que o Senhor possa se valer dessas provações para promover o meu bem e a glória dele? (1Pe 4:12-13).
  4. Será que, de vez em quando, sou capaz de realizar determinadas coisas ou resistir a outras apenas na dependência do poder de Deus? (2Co 4:7).

Espero que você seja capaz de ver o potencial magnífico planejado por Deus para a sua vida. Aprecie as palavras maravilhosas dirigidas por Cristo a você. Do alto da cruz, ele disse:

“Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles” (Jo 17:9-10).

Nesse contexto, Cristo usou a palavra “glória” para indicar a prosperidade e a riqueza que ele havia recebido.

Não importa em qual ponto da jornada você se encontre rumo a uma vida de liberdade que glorifique a Cristo, você é o tesouro de Deus. Ele não deseja tirar nada de você; pelo contrário, deseja lhe oferecer essa liberdade, retirando todos os obstáculos do caminho.

Prossiga para o alvo. Infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.

Não perca mais nenhum artigo!!

Inscreva-se e receba todas as atualizações e novidades!

Seu email jamais será compartilhado

Gutemberg Vieira
Gutemberg Vieirahttps://infinitamentemais.com
Casado com Priscila Reis; pai de 3 lindos filhos. Desejo que este blog cative o seu coração. que ele impulsione sua vida de modo tão poderoso que a escravidão da mediocridade nunca mais seja considerada aceitável em sua vida.
spot_img

Related articles

Ciência: Definições e limitações

A Ciência, suas muitas definições e sua simples limitação. Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a...

Finanças: Bênçãos econômicas e o plano de Deus

Bênçãos econômicas eram uma parte clara do plano de Deus para Israel Nós estamos estudando os Princípios que existem...

O que a Biblia ensina sobre Economia

A economia.... sem economizar. Falar de Economia para muitas pessoas significa falar de dinheiro apenas. Muitas vezes dinheiro sujo,...

Conhecendo e vivendo a Graça que nos foi dada

Conhecendo e vivendo a Graça que nos foi dada O Inimigo de nossas almas faz de tudo para que...