Planejamento de Longo Prazo e a Bíblia

0
28

Planejamento de Longo Prazo

Olhar para o futuro, esse grande desconhecido, é uma característica fundamental da liderança eficiente.

Embora não possua bola de cristal para adivinhar o futuro, o líder pode e deve planejar com base no que possivelmente irá acontecer.

Quem tem um empreendimento, independentemente do setor ou porte, sabe da importância da adoção de um planejamento estratégico para o ano que se inicia. Afinal, ele é uma ferramenta de gestão que vai além de estabelecer metas para o futuro do negócio.

O planejamento de longo prazo é um processo estratégico que envolve a definição de metas e objetivos para a empresa num horizonte temporal mais extenso

Ele permite traçar potenciais parcerias comerciais, identificar e prevenir erros e riscos no trabalho, pensar em ações para engajar a equipe, definir projetos de inovação para a empresa e muito mais. Ou seja, aspectos importantes quando você quer fazer o seu negócio crescer.

Os principais tópicos que devem ser abordados no seu planejamento estratégico

1 – Monitoramento de tendências – Trata-se de um processo de coleta, análise e  interpretação de dados e informações relevantes sobre o comportamento do consumidor, as mudanças no mercado e as tendências emergentes. Essas informações são utilizadas para identificar oportunidades, antecipar demandas e tomar decisões estratégicas.

2 – Definição de visão de longo prazo – Algo que não pode faltar no planejamento estratégico é a visão da empresa para o próximo ciclo de atividades — que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Ou seja, o que ela pretende alcançar dentro de um determinado prazo estimado.

3 – Transformação digital – quais recursos tecnológicos e envolvendo a internet podem ser adotados para otimizar o trabalho dos colaboradores e até mesmo melhorar o atendimento
ao consumidor.

4 – Engajamento da equipe – avalie o que a organização pode fazer quanto ao clima e à cultura organizacionais para promover um ambiente saudável de trabalho. É preciso ter em mente que alta rotatividade de funcionários, demissões frequentes em período de  experiência e solicitações de desligamento motivadas por insatisfação profissional trazem prejuízos financeiro e operacional para qualquer negócio.

5 – Diversificação – Se você deseja diversificar a empresa, promovendo a inclusão no ambiente de trabalho, pode começar delimitando no planejamento quais iniciativas espera
alcançar. Por exemplo, além da contratação com foco em ações afirmativas, pode-se pensar em medidas de acessibilidade para o ambiente de trabalho.

6 – Estratégia de sustentabilidade – Não deixe de incluir nos seus planos algumas ações de sustentabilidade na linha de produção, no estabelecimento ou no escritório da sua empresa. Além de contribuir para uma imagem ecologicamente correta da marca, ela pode proporcionar economia de custos com despesas internas.

7 – Foco no cliente – É preciso definir ações envolvendo a jornada de compra do cliente, a atenção às dores e necessidades do consumidor, a criação e a manutenção de vínculo com a empresa e a oferta de benefícios exclusivos

8 – Gerenciamento de riscos – esse tópico do planejamento tem foco em avaliar possíveis desafios que o seu negócio possa enfrentar nos próximos meses. A proposta é trabalhar, a partir disso, em soluções para esses problemas.

Deus demonstra sua capacidade de “prever o futuro” em Gênesis 3:15 após o pecado de Adão e Eva.

O criador, enxergando muitos anos adiante, declarou o que iria acontecer, advertiu que haveria inimizade, hostilidade entre a serpente Satanás e a futura descendência de EVA: Cristo

Satanás iria ferir e o calcanhar, uma referência a dolorosa morte na cruz.

Mas não seria o fim da história, Jesus iria ferir a cabeça da serpente. Embora a morte de Cristo na cruz parece-se dar a vitória Satanás e seria o grande derrotado na batalha espiritual decisiva

Deus enxergou o futuro remoto e viu sua gloriosa vitória sobre as forças poderosas do mal, libertadas como consequência de uma pequena mordida em um fruto proibido no Jardim do Éden

Já naqueles tempos distante Deus revelou o plano a ser executado milhares de anos mais tarde em uma cruz fora de Jerusalém.

Etapas do Planejamento de Longo Prazo

1. Definição da Visão e Missão – A visão (o que a empresa deseja ser no futuro) e a missão (o propósito da empresa) são pontos de partida fundamentais.

2. Análise Estratégica – Avaliar o ambiente interno e externo da empresa (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças – SWOT) é crucial para identificar oportunidades e riscos.

3. Definição de Metas e Objetivos – As metas de longo prazo devem ser ambiciosas, mas realistas e alinhadas com a visão e a missão da empresa.

4. Elaboração do Plano de Ação – Este plano deve detalhar as ações necessárias para alcançar as metas de longo prazo, incluindo cronogramas, responsáveis e recursos.

5. Monitoramento e Avaliação – O planejamento de longo prazo deve ser revisado regularmente para garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos, e para ajustar o plano conforme necessário.

O Senhor Deus, como líder maior, fez de tudo para que a história da raça humana fosse encaminhada para a salvação

Reserve um tempo para descobrir o rumo que sua vida e vida de seus liderados está tomando.

Onde imagina que você e seu grupo estarão em cinco anos e em 10 anos?


Fontes

Biblia NVI do Executivo

SEBRAE

Não perca mais nenhum artigo!!

Inscreva-se e receba todas as atualizações e novidades!

Seu email jamais será compartilhado