Coram Deo: A História Transformadora – A Largura da História

0
28

A História Transformadora

Para entendermos nosso mundo, precisamos dar início com a história de Deus – A História Transformadora. Começando na criação e terminando na consumação, no retorno de Cristo, nós iremos analisar a história de Deus – sua missão abrangente para redimir, curar e abençoar as nações. Nós também começaremos a desvendar o plano de Deus para sua noiva, a Igreja.

Deus nos deu uma história poderosa para contarmos às nações. É a história de Deus, e tem a capacidade de transformar vidas individualmente, tirar comunidades da pobreza e construir nações que são livres, compassivas e justas. Precisamos aprender a contar a história transformadora em toda a sua largura e profundidade. Esta lição analisa a largura da história.

Geralmente, quem tem a oportunidade de falar e ensinar tem um ensinamento favorito. E esta lição sobre a História Transformadora é o meu ensinamento favorito.

Contando a História

Nós temos uma história para contar às nações. Na verdade, não é qualquer história. Não é uma história inventada. Esta é a história de Deus. E a história de Deus condiz com a realidade. Esta é a história verdadeira. E é importante que nos lembremos disso em nossa geração, pois vivemos em uma época em que o ar que respiramos é o ar do relativismo e de histórias fictícias.

Esta não é uma história fictícia, ela é verdadeira. Este livro, a história de Deus, tem a capacidade de transformar vidas individualmente. E tem a capacidade de resgatar comunidades da pobreza e de construir nações. Nações que são livres, e não escravizadas. Nações que são justas, e não corruptas. Nações que são compassivas, e não cruéis.

Na verdade, é uma história dentro do contexto da qual todo ser humano foi criado para viver. E, quando vivemos no contexto dessa história, estamos vivendo no contexto da realidade como Deus a criou. E, se negarmos esta história, o que estamos fazendo na verdade é viver em um mundo de ilusão. Um mundo criado por nós mesmos. Um mundo que não condiz com a realidade. Um mundo que não funciona muito bem.

A história tem inicio

Nossa história começa no livro de Gênesis. E onde termina? Termina no livro de Apocalipse. A história começa em um jardim. Qual jardim? O Jardim do Éden. E onde ela termina? Ela termina em uma cidade. A Nova Jerusalém. A Cidade de Deus.

E a história começa com uma mulher, e um homem e um casamento. Começa com uma mulher chamada Eva e um homem chamado Adão. E Deus, logo no começo, estabeleceu a família como pilar fundamental para a construção da sociedade. A história termina com uma mulher, um homem e um casamento. A mulher é a igreja, a Noiva de Cristo. O homem é o segundo Adão, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E, no fim da história, haverá o casamento dos casamentos.

O casamento de todos os tempos, quando Jesus Cristo retorna no fim da história para se casar com sua noiva.

Assumamos, por alguns instantes, que este livro representa a narrativa bíblica. E, para fins ilustrativos, vamos assumir que este livro contenha 12 capítulos. Este é um número arbitrário, mas apenas para ilustrarmos, assumamos que ele tenha 12 capítulos. O Capítulo 1 seria chamado de “A Criação”. E neste capítulo encontramos estas palavras: “No princípio, Deus criou os Céus e a terra.” Toda cultura no mundo tem uma história. E cada história tem um começo, uma frase de abertura. A história cultural é o que define como a vida parecerá para as pessoas daquela cultura. E determinará o tipo de sociedade e o tipo de nação que construirão.

Diferentes histórias

Mas nem todas as histórias são iguais e nem todas as consequências da história são as mesmas. A Bíblia começa com “No princípio, Deus…” Como a história no mundo ocidental começa? Ela começa assim: “No começo, a natureza…” E uma história que começa com a natureza é bem diferente daquela que começa com Deus. E quem popularizou esta narrativa? Foi um homem chamado Charles Darwin. E ele tinha uma ideia de que este universo e a própria vida poderiam surgir a partir de uma combinação de tempo e acaso, sem Deus.

Então, ele desenvolveu uma narrativa, a qual conhecemos hoje como Evolucionismo, ou Darwinismo. E isso é ensinado no mundo inteiro e criou um tipo muito diferente de história do que aquela que começa com “No princípio, Deus…”.

Então, a Bíblia começa com Deus, e começa com Ele criando o universo através de sua fala. Começa com Deus criando o universo a partir do nada. Voltaremos a este tópico mais tarde e o analisaremos mais detalhadamente.

Mas Ele criou o universo, criou este planeta e criou um lugar neste planeta que conhecemos como Jardim do Éden. E neste jardim ele colocou um homem e uma mulher. E Ele tinha uma tarefa para o homem e a mulher. Algumas pessoas chamam esta tarefa de “O Mandato da Criação”. É o mandato de Deus na Criação para os seres humanos. Alguns chamam o mandato de “O Mandato do Desenvolvimento”, porque fomos colocados neste planeta, neste mundo, para desenvolvermos seu potencial. Algumas pessoas o chamam de “O Mandato Cultural”, porque fomos colocados aqui para criarmos cultura, cultura de Deus. Cultura que reflita a natureza e a personalidade de Deus.

Então, Deus colocou o homem e a mulher no jardim e disse: “Sejam frutíferos e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra.” Não fomos colocados aqui apenas para consumirmos do jardim.

O que Deus nos disse para fazermos foi para expandirmos o jardim.

“Criem hortas e vinhas”. “Criem música, criem arte, criem dança, criem belos tecidos, criem poesia”. “Peguem aquilo que eu lhes dei e façam algo belo com isso”. “Façam algo bom com isso”.

E é por isso que estamos aqui. Se você pensar em uma criança pobre e sem-teto, se você pensar em um jovem adolescente vivendo em uma favela, ou em uma lata de lixo, por que eles estão aqui? Eles não estão aqui por acaso como o Evolucionismo, ou Darwinismo, diria. Não, eles estão aqui e foram feitos à imagem de Deus, e eles foram feitos para pegar aquilo que Deus os deu e fazer algo belo com isso. Este é o fim do Capítulo Um.

Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta, para você ponderar e discutir. Qual é uma implicação do que você acabou de ouvir para sua vida?


Coram Deo – Retirado do Curso Básico Coram Deo © 2014 por Disciple Nations Alliance. Publicado por Disciple Nations Alliance (www.disciplenations.org) sob os termos da Atribuição Não-Comercial 4.0 Internacional. Para mais informações, acesse www.creativecommons.org.

Não perca mais nenhum artigo!!

Inscreva-se e receba todas as atualizações e novidades!

Seu email jamais será compartilhado