Experimentar a Paz de Deus (Benefício #4)

Date:

Share post:

Paz

A Paz, pela definição da Wikipedia (do latim Pax) é um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e – de um modo geral – de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

No dicionário temos as seguintes definições:

paz: substantivo feminino
1. relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia.
2. relação tranquila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência.”o bom funcionamento da justiça garante a p.”
3. situação de uma nação ou de um Estado que não está em guerra. “tempos de p.”
4. cessação total de hostilidades entre Estados, mediante celebração de tratado; armistício.”os países beligerantes finalmente vão assinar a p.”
5. estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações. “sua consciência está em p.”
6. estado característico de um lugar ou de um momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego. “a p. de um mosteiro”

A palavra hebraica Shalom é saudação que comunica uma paz completa. É resumo de tudo de bom que Deus quer oferecer quando faz aliança com o povo. O termo aparece na Escritura 239 vezes e abrange muitos significados: bem-estar, felicidade, saúde, segurança e relações sociais equilibradas; harmonia consigo mesmo, com o próximo e com Deus. A paz na Bíblia não é só o contrário de violência e ódio, é a vida como ela deve ser. Por isso, com os salmos, o povo ora: “Escuto o que diz Deus, o Senhor: Ele diz: “Paz”. “Evita o mal, faze o bem, procura a paz e vai atrás dela!”.

Paz: Sonho da humanidade.

Um dos maiores desejos da humanidade é a paz. Praticamente o mundo não viveu um período sem guerras, por isso, a paz – no sentido de ausência de guerra – é uma das coisas mais desejadas. Esse desejo hoje se estende por várias áreas, assim, deseja-se não somente o fim das guerras, mas dos conflitos sociais, das disputas econômicas, do imperialismos de algumas nações, do terrorismo de outras, dos conflitos religiosos, etc.

Ao assistirmos aos noticiários, ao abrimos os jornais, ao falarmos com as pessoas nas ruas, os relatos de violência se repetem. Muitas vezes, nos sentimos com o coração acelerado, temeroso, duvidoso e até mesmo, como se a fé tivesse saído de nossa alma. Ainda que nossa mente afirme a confiança no Senhor e em seu plano eterno, algumas vezes nossas emoções parecem negar essa certeza.

Sendo a Paz um benefício real e acessível através de Cristo, como podemos viver esses momentos.. em que nossas emoções parecem negar essa certeza?

A Paz do Senhor

O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês. 2 Tessalonicenses 3:16.

A paz é um beneficio real e pratico de nosso relacionamento com Deus. Deve ser uma presença constante em nossa vida, e não uma surpresa, não dever ser uma coisa rara. O versículo diz: em todo o tempo, de todas as formas. A paz é possível em qualquer situação, mas não pode ser produzida por demanda. Na verdade, nós somos absolutamente incapazes de produzi-la. Trata-se de um fruto do Espírito (Gl 5:22).

A paz que as pessoas ao nosso redor imaginam é aquela sensação que traz calma, tranquilidade, bem-estar, algum tipo de contentamento, no dia a dia. Acontece que esse tipo de paz pode ter diversas origens. O uso de algumas substâncias entorpecentes, por exemplo, podem dar à pessoa a sensação de calmaria, autocontrole, submissão. É o caso de bebidas alcoólicas para alguns, de cigarros para outros, ou até mesmo outros tipos de droga. Música também pode ser um excelente recurso para fazer com que alguém fique calmo. Uma boa prosa com amigos, um passeio contemplando a natureza. Várias são as formas de encontrar bem-estar. Mas, certamente, não é desse tipo de paz que a Bíblia fala.

A paz que as Escrituras apresentam é de um tipo bem diferente. É a paz dada pelo Espírito Santo no coração crente. Foi essa a paz que Davi evocou (Sl 4.8) e que só pode ser sentida por aqueles que tiveram o coração transformado pela graça soberana do Senhor, pois experimentam a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Sem essa experiência vital de transformação, é impossível viver a paz genuína.

Nossa fé é que dá ao nosso coração a segurança de enfrentar quaisquer situações. É assim, por exemplo, que lemos em Hebreus 11.32-38, quando o escritor bíblico narra as experiências de sofrimento dos servos de Deus que entregaram a própria vida por amor ao evangelho:

“homens dos quais o mundo não era digno” (11.38).

Eles foram torturados, cerrados ao meio, apedrejados, mortos. Certamente, esta não era uma situação comum de paz, mas a Bíblia diz que eles passaram por essas experiências “pela fé”; e “a fé é a certeza de coisas que não se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11.1). É esta certeza que produz a paz genuína no coração dos que creêm.

E como vivemos essa paz ?

Vamos ver vários versículos em Isaias.

Deus prometia paz toda vez que seu povo saia do cativeiro e voltava ao Senhor com sinceridade.

  • Isaias 9:6 – paz ligada ao principe da paz.
  • Isaias 26: paz ligada a confiança nEle.
  • Isaias 32:7 paz como fruto da justiça
  • Isaias 53:5 paz relacionada… ao sofrimento de Cristo.

Podemos ver que há uma relação direta da Paz com a Autoridade. Quando permitimos que o Principe da Paz governe nossa vida o resultado imediato ou pelo menos definitivo é a paz. Essa paz ultrapassa nossa compreensão. Assim, a paz acontece em situações nas quais há completa rendição à autoridade soberana de Cristo.

Repare o resultado de nossa rendição!

O que você acha que aconteceria se prestássemos mais atenção aos mandamentos de Deus? Não precisamos imaginar como seria pois ele nos disse de forma bem clara:

“se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar” (Is 48:18).

Paz como um rio? Como assim??

#1 – Um rio é um fluxo de água – pense nas corredeiras de um rio. Sua vida pode – e deve – ser emocionante, empolgante e ter paz, sem os revezes. Significa ter seguranca e tranquilidade mesmo diante dos altos e baixos da vida. A paz é uma submissão a uma autoridade confiável, e não a renuncia à atividade.

#2 – Um rio é um corpo de água fresca alimentado por nascentes ou afluentes – a paz vem do nosso relacionamento com Deus. Como um rio é continuamente renovado pelo movimento das águas, também nossa paz é resultado de um relacionamento ATIVO, permanente e obediente ao Príncipe da Paz.

#3 – Um rio começa e termina com um volume de água. Todo rio tem uma nascente na parte mais alta que desemboca em uma foz. Os rios dependem de outros volumes de água, assim como estão sempre ligados a eles. Da mesma maneira, a paz como um rio fl ui a partir de uma conexão contínua com a Nascente elevada, Jesus Cristo. Trata-se de um lembrete oportuno de que esta vida desembocará, por fim, na gloriosa vida eterna. A vida presente não é nosso destino. Aleluia!

Deleite-se no prazer de saber que Deus inspirou a sua Palavra com muito cuidado e precisão imaculada. Ele escolheu cada palavra de modo proposital.

Quando o Senhor disse que poderíamos ter paz como um rio, em Isaías 48:18, não estava fazendo uma comparação sem sentido. Era exatamente aquilo que ele queria dizer. Qual é o custo dessa paz? Levar em consideração os mandamentos de Deus (em obediência) por meio da ação do Espírito Santo. A obediência à autoridade divina não apenas proporciona paz como um rio, como também justiça como as ondas do mar. Não se trata de alcançar a perfeição em termos de justiça, mas de viver em justiça de um modo consistente.

Veja bem, o caminho de Deus é o mais seguro. O caminho certo. E a única maneira de encontrar a paz neste mundo caótico.

Espero que você tenha descoberto como essa paz está ao seu alcance. Ela não precisa ser um objetivo que, um dia, sonhamos alcançar. Você pode começar a viver uma vida de paz hoje mesmo. Neste exato instante. A trilha que conduz à paz é pavimentada com as marcas de nossos joelhos. Dobre os seus diante da autoridade do Senhor, que é digno de confiança.

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração” (Cl 3:15)

Não perca mais nenhum artigo!!

Inscreva-se e receba todas as atualizações e novidades!

Seu email jamais será compartilhado

Gutemberg Vieira
Gutemberg Vieirahttps://infinitamentemais.com
Casado com Priscila Reis; pai de 3 lindos filhos. Desejo que este blog cative o seu coração. que ele impulsione sua vida de modo tão poderoso que a escravidão da mediocridade nunca mais seja considerada aceitável em sua vida.
spot_img

Related articles

Ciência: Definições e limitações

A Ciência, suas muitas definições e sua simples limitação. Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a...

Finanças: Bênçãos econômicas e o plano de Deus

Bênçãos econômicas eram uma parte clara do plano de Deus para Israel Nós estamos estudando os Princípios que existem...

O que a Biblia ensina sobre Economia

A economia.... sem economizar. Falar de Economia para muitas pessoas significa falar de dinheiro apenas. Muitas vezes dinheiro sujo,...

Conhecendo e vivendo a Graça que nos foi dada

Conhecendo e vivendo a Graça que nos foi dada O Inimigo de nossas almas faz de tudo para que...