Infinitamente Mais!
Quem nunca sonhou com a vida abundante, extraordinária, infinitamente mais?
Só a menção da palavra abundante já nos remete a várias imagens e emoções. Certamente imagens e sensações de alegria, prazer, prosperidade, felicidade.
Essas palavras pintam o quadro de uma existência inimaginável e extraordinária, uma existência muito além do que qualquer mortal conheceu ou experimentou.
Infinitamente mais… o que olhos não viram, nem ouvidos ouviram…
Como pode ser uma existência assim?
Você pode ter se lembrado da referência, as palavras do apóstolo Paulo.
Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; 1 Coríntios 2:9
Bem, uma das maiores dificuldades que temos é romper nossa mentalidade e acreditar que Deus deseja nos dar uma vida abundante, extraordinária.
Por que isso acontece se Jesus mesmo disse:
Eu vim para que tenha vida e tenham em ABUNDÂNCIA (João 10:10)?
Se cremos na Bíblia, se cremos nas Palavras de Jesus, o que realmente nos impede de crer na vida abundante?? O que que tanto nos assusta quando falamos de abundância??
Muitas pessoas pensam imediatamente em dinheiro, finanças. Isso devido a algumas distorções teológicas que ocorrem.
Vejamos o significado de abundância.
Fartura; uma quantidade excessiva de; uma grande porção de: abundância de alimentos, de indivíduos.
A gente pode ampliar o conceito: Fortuna; excesso do que é necessário para viver; bens em exagero: estava vivendo na abundância.
Em Economia, este é o significado: Condição de fartura material, de riqueza, que torna possível suprir as demandas econômicas de serviços e bens
E alguns sinônimos de Abundância:
Quantidade, abastança, fartura, cópia, riqueza, opulência,abastamento, prodigalidade, exuberância, abundeza, abundidade
Logo, Abundância é o contrário de: escassez, pobreza, insignificância
Lendo todas essas palavras, fico em dúvida se eu deveria me acomodar – acomodar – com uma vida de pobreza, seja de que espécie for.
Pobreza financeira
Pobreza emocional
Pobreza nas relações familiares…
Pobreza ministerial
Pobreza de amor ao próximo
O que me parece é que Jesus estava dizendo que desejava que eu tivesse uma vida com fartura de vida, uma quantidade excessiva de vida.
Se em cremos que nossa provisão é o Senhor;
Se cremos que em Jesus temos acesso ao Reino de Deus;
Se cremos que Ele é quem concede infinitamente mais do que pedimos ou pensamos;
O que nos limita a receber a vida abundante? O que nos limita a viver o extraordinário? O que nos limita a receber o infinitamente mais?
Passamos tanto tempo elogiando a pobreza como um sinal de virtude que ficamos contaminados em toda a nossa forma de pensar. Então, se ter vida abundante pode significar – eu disse pode – ter uma vida financeira abastada, então, não deve ser algo de Deus, pois eu deveria ser pobre, e viver com toda minha pobreza exaltando o Senhor em toda minha dificuldade, com todas as minhas carências e necessidades!!?
Sabemos que só prosperidade financeira não significa ter uma vida abundante haja vista a quantidade de ricos e milionários que se matam.
Infinitamente Mais
Uma coisa que perguntei ao Senhor na minha jornada para uma vida abundante foi quais seriam os sinais. Perguntava assim:
Senhor, como é que vou saber? Como é a vida abundante mesmo? Quais os sinais, como se parece? Como posso saber que estou conquistando uma vida abundante e não apenas melhorando minha situação com os meus esforços??
É importante diferenciar as coisas. Podemos obter uma ótima vida com nossos esforços, não tenha dúvida disso. Menos dúvida você tem que ter sobre essa verdade: Vida Abundante, somente o Senhor pode dar.
Efésios 3:20 no diz…
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais…
Sabemos pelo versículo 19 que Deus é que é capaz de fazer infinitamente mais.
De João 10 aprendemos – e desejamos – as palavras de Jesus Cristo:
Vim para que tenham vida e a tenham abundância.
Não se engane com isso. Vida abundante só em Jesus. Muitos por aí ensinam técnicas de mudanças de crenças, life coaching, que conduzem as pessoas a terem uma nova vida, de excelência. Saiba que elas alcançam uma vida de excelência sim. Mas, queremos a vida…
Abundante,
Sacudida
Transbordante
Extraordinária
Que Cristo – e somente Ele – pode dar.
O que diferencia a vida abundante que Cristo dá??
Se você acha que essa vida é somente no céu, gostaria que você lesse a passagem toda de João 10. Repare que Cristo fala que o ladrão vem para matar, roubar e destruir, uma inferência direta ao inimigo de nossas almas. Ele contrapõe essa ação – do ladrão – a ação dEle, Cristo.
Um vem para matar, ou seja, acabar com a vida
O outro vem para dar vida e muito mais: vida abundante.
Se a vida abundante fosse apenas a vida… no céu, na eternidade, Cristo não precisaria falar da ação do inimigo, não precisaria contrapor as ações, já que sabemos que quando chegarmos lá, o ladrão não vai poder roubar mais nada. No céu não vai ter ladrão!!!
O ladrão age aqui, por enquanto. Mesmo ele agindo, temos em Cristo a promessa de que nEle, e somente nEle, podemos ter uma vida abundante. É uma promessa, e como toda promessa, precisamos agir em direção a ela.
Nós temos a Palavra de vida abundante
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10
Temos a Palavra de nossa posição em Cristo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Efésios 1:3
Vemos nesse versículo de Efésios que já temos potencialmente todas as bênçãos.
E temos a instrução que nos capacita a alcançar as bênçãos e a Vida Abundante.
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6:10
Já que as bênçãos são espirituais, se queremos vivê-las, devemos conhecer e praticar Princípios espirituais, pois a batalha também é espiritual.
Então, nunca devemos nos acomodar com uma vida menos que a vida abundante.
E na busca por entender melhor o que seria uma vida infinitamente mais, fui levado a voltar a ler o livro da pastora Beth Moore, a oração que liberta – muitos outros livros, claro – onde aprendi sobre os benefícios que tem todo aquele que alcança uma vida abundante, livre de todo cativeiro. Nesse livro, ela escreve com muita propriedade sobre libertação, sobre ter uma vida livre de todo cativeiro que nos aprisiona. Segundo a definição dela, cativeiro é…
Qualquer coisa que sirva de impedimento para a vida abundante, eficaz e cheia do Espírito Santo que Deus planejou para você.
Infinitamente Mais: Benefícios e Obstáculos
Deus deseja que a experiência cotidiana de todos os seus filhos seja marcada por cinco benefícios pelos benefícios que Cristo conquistou na cruz. Não se trata de prêmios reservados apenas a uma elite de poucos cristãos. Ele quer que você viva e respire cada uma dessas bênçãos.
Os Benefícios
1 – Conhecer Deus e crer nEle
2 – Glorificar Deus
3 – Encontrar satisfação em Deus
4 – Experimentar a Paz de Deus
5 – Sentir a presença de Deus
Considerando que muitos cristãos hoje em diante não usufruem desses benefícios, também vamos citar e analisar os obstáculos a eles.
Eles constituem impedimentos que nos incapacitam de fazer valer os direitos que o Senhor concede a seus filhos.
Os 5 obstáculos que nos impedem de alcançar os 5 benefícios.
1 – Incredulidade – obstáculo ao conhecimento de Deus
2 – Orgulho – nos incapacita de glorificar a Deus
3 – Idolatria – nos impossibilita de nos satisfazer em Deus
4 – Falta de interesse na oração – bloqueia a sensibilidade a presença de Deus
5 – Legalismo – impede nossa alegria por causa da presença de Deus.
Vamos procurar mergulhar em águas profundas. Para alcançar uma vida abundante, onde Deus derrama o infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos!!
Existe Uma Pessoa acima de todas as outras que deseja uma vida extraordinária para você. Ele é um Pai que tem prazer, como qualquer bom pai, nas realizações e na felicidade dos Seus filhos. Seu nome é Deus! E nada agrada mais a Ele do que ver você atingir o seu mais alto potencial.